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Educação de Jovens e Adultos ( Professora Gilda Glauce Alves )




EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
NA VISÃO DE PAULO FREIRE
           A educação de jovens e adultos, iniciou basicamente, com Paulo Freire, que num trabalho de alfabetização de adultos buscou levar em consideração as experiências de vida de cada educando, para fazer relação dos conteúdos com a vida dos sujeitos alfabetizandos ou seja as experiências do dia a dia.
           A EJA tem uma função REPARADORA, com o objetivo de levar para as pessoas que não puderam na idade “ideal “ - quando crianças- por algum motivo,ter concluido seus estudos. Esta função oportuniza novas alem de estudos , oportunidades de emprego.
          Paulo Freire foi a primeira pessoa a alfabetizar adultos com uma porposta pedagógica que via a educação como uma pratica libertadora , assim alfabetizando a partir de uma visão de mundo vindo dos educandos para que o educador possa motivar e conduzir o aluno. O educador precisa investigar , conhecer o que o aluno sabe para poder planejar temáticas atrativas para que os alunos se motivem-se e tenham interesse pelos estudos.

         A educação dialógica de Paulo Freire, possibilita ao professor e aluno compartilhar idéias e re-construir sua visão de mundo , a partir de uma pratica que transforma e liberta o ser humano possibilitando novos valores e novas realizações o pessoal, respeitando a identidade do sujeito, as vivencias e a comunidade em que vive.

        Devemos lutar pela igualdade sempre que a diferença nos inferioriza, mas devemos lutar pela diferença sempre que a igualdade nos descaracteriza.
Boa ventura de Souza Santos

        A educação de jovens e adultos somente se constitui como tema político educacional, a partir dos anos 40 com o marco inicial de Paulo Freire. Segundo as DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO NACIONAL para a educação de jovens e adultos, existem três funções na EJA, a primeira função é de REPARAÇÃO, por possibilitar de forma concreta o acesso de jovens e adultos á escolarização , a segunda função é a EQUALIZADORA ,que visa restabelecer a trajetória escolar do jovem e adulto e a ultima a função QUALIFICADORA que objetiva propiciar a atualização de conhecimentos por toda as vida. Para que tais funções sejam exercidas em sua plenitude, é crucial que os docentes sintam-se acolhidos no ambiente escolar.

O PERFIL DO ALUNO DA EJA

             O perfil do aluno da EJA é muitas vezes aquele que não teve oportunidade de estudar na idade apropriada por motivos variados como, por causa do trabalho, antes de terminar a educação básica ou porque não tinha escola na região onde morava. Na EJA tem alunos que não sabem ler e escrever que querem ser alfabetizados e tem aqueles que já possuem essas habilidades mas não tiveram a oportunidade mais desejam adquirir outros saberes para poderem se entegrar a sociedade.
            Portanto os alunos são mulheres e homens, empregados/as e desempregados/as ou em busca do primeiro emprego, filhos, pais e mães, moradores urbanos de periferias, favelas e vilas, sendo a maioria das pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar e buscam na EJA essa oportunidade de poder viver na sociedade sem vergonha.
           Essas pessoas vivem em mundo urbano, escolarizado e industrializado, trabalhando em lugares não qualificados, sendo marcados por uma exclusão social, exclusão de ensino e apresentam em geral um tempo maior de escolaridade por causa das repetências e interrupções na vida escolar, tendo muitos individuos que nunca frequentaram uma escola.
          Como o adulto o adolecente é também excluído da escola, assim tendo algumas oportunidades como supletivos em fases mais adiantadas da escolaridade obtendo mais chances de concluir o ensino fundamental e até mesmo o ensino médio.
         Ao refletir sobre esses assunto podemos observar que a educação de jovens e adultos oportuniza não só aqueles que não tiveram oportunidade de estudar mais também aqueles que precisam parar de estudar pelo trabalho ou por qualquer outro motivo, mas todos eles buscam o mesmo objetivo na educação de Jovens e Adultos, a condição de não ser excluído da escola e a condição de viver melhor na sociedade.


PERFIL DO EDUCADOR DA EJA

     Hoje em dia a formação dos professores da Eja tem sido alvo de grandes questionamentos,pois os professores estão sem preparação.O professor da Eja atua simplesmente como um ensino fundamental e médio normal, mudando apenas o turno das aulas.
     Os profissionais que atuam na formação de alunos de nível fundamental
e médio na maioria das vezes, são os mesmo que atuam com alunos da
Eja,para trabalhar com os alunos da Eja o educador deve ter um olhar diferente e uma dedicação especial pois a Eja atinge uma parte de cidadões do nosso país que já tem um papel na sociedade mas o que falta para eles é uma educação formal para estarem formados plenamente,o fato da vida e do trabalho é essencial para o desenvolvimento humano do aluno da Eja, de modo a melhorar sua atuação como cidadão e sua inserção profissional.
     As escolas devem ter estratégias de melhoria com as formações de educadores, podemos dizer que para preparar um educador voltado para Eja deve incluir além das exigências formais para qualquer educador, devem fazer formações profissionais para que possam assim não apenas passar os conhecimentos, mas sim a partir das vivências do individuo, utilizando a sabedoria o professor possa ter uma maior qualidade no ensino.
     Como disse Freire 1996, Ensinar não é transferir conhecimentos e conteúdos, nem formar ,é a ação pela qual um sujeito criador dá forma ou alma a um corpo indeciso e acomodado .
Ensinar acima de tudo é ter respeito aos saberes do educando ,não se limitando aos conteúdos que o professor possui,por que deve partir do principio de que há uma troca entre educando e educador.
     Os professores tentam ensinar da forma mais clara possível,porem quando se trata de alunos do Eja, o educador deve dar prioridade a bagagem cultural e as experiências que o aluno possui,para que o aluno possa transformar as informações já adquiridas . A educação de jovens e adultos é uma educação diferenciada,para o desenvolvimento humano , devendo haver uma melhora na atuação dos alunos como cidadãos e uma melhora na inserção profissional, ocorrendo uma reparação ,qualificação e equalização para eles descobrirem novos campos e caminhos de atuação e uma realização pessoal.