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Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e Letramento ( Professora Nara Raquel Nehme Borges )

PRECISA-SE DE UM AMIGO

Não precisa ser homem, basta ser humano, ter sentimentos.
Não é preciso que seja de primeira mão, nem imprescindível, que seja de segunda mão.
Não é preciso que seja puro, ou todo impuro, mas não deve ser vulgar.
Pode já ter sido enganado ( todos os amigos são enganados).
Deve sentir pena das pessoas tristes e compreender o imenso vazio dos solitários.
Deve gostar de crianças e lastimar aquelas que não puderam nascer.
Deve amar o próximo e respeitar a dor que todos levam consigo.
Tem que gostar de poesia, dos pássaros, do por do sol e do canto dos ventos.
E seu principal objetivo de ser o de ser amigo.
Precisa-se de um amigo que faça a vida valer a pena, não porque a vida é bela, mas por já se ter um amigo.
Precisa-se de um amigo que nos bata no ombro, sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo.
Precisa-se de um amigo para ter-se a consciência de que ainda se vive.

Carlos Drummond de Andrade

CONCEITO DE LETRAMENTO

          Nos dias de hoje na sociedade nós utilizamos símbolos, frases,tudo com a utilização da escrita,pois é apartir dela que podemos nos comunicar e nos compreender.
          Os primatas se expressavam através de símbolos e desenhos, após surgiu a necessidade de se expressarem melhor e se comunicar com mais clareza,assim surgindo a necessidade da escrita.
          Com essa necessidade se dá inicio da alfabetização e assim propiciando a autonomia dos indivíduos ao utilizarem a leitura e a escrita para poderem se comunicarem interagir na sociedade.
         Contudo ao passar dos anos foi se desenvolvendo as práticas de leitura e escrita, resultantes dos aprendizados individuais e coletivos dos indivíduos sendo nomeado letramento apartir dos anos oitenta, pois além de medir apenas a capacidade de saber ler e escrever as avaliações também são para os domínios e competências da leitura e escrita.
         E sendo assim a concepção da aprendizagem mais ampla e multifacetada de que apenas a aprendizagem do código das letras e fonemas diretamente na alfabetização.
         Então o letramento é muito mais do que saber ler e escrever, e sim interpretar a escrita e a leitura de uma forma significativa, que tendo essa significação o individuo pode ser capaz de se comunicar e se expressar na sociedade.



TITULO DO PROJETO: Incentivando o uso dos gêneros textuais

JUSTIFICATIVA:


          O projeto apresenta a importância de trabalhar em sala de aula os diferentes tipos de gêneros através de textos jornalísticos dando ênfase na noticia com os temas em evidência na mídia, abordando o gênero poético com suas especificidades.
         Visa ainda capacitar ao professor (a) na obtenção seletiva dos gêneros textuais, contribuindo também para a socialização do mesmo e permitindo a ele um momento de identificação, de reconhecimento e de analise das questões sociais. Sabe-se também da importância de inserir o aluno ao meio em que vive, valorizando suas experiências e formando cidadões capazes de ter opinião própria e capacidade de trilhar seu próprio caminho.
        O texto jornalístico tem como função mostrar os fatos mais importantes que vem acontecendo no mundo com um predomínio da função informativa da linguagem, os jornais e revistas são de grande importância para a população são os meios de comunicação, um consumo inevitável entre as pessoas.
       O texto jornalístico tem como objetivo informar, entreter,apresentar uma interpretação sobre determinada informação,há diversos gêneros jornalísticos estudaremos a noticia um elemento fundamental de um jornal.
      A noticia apresenta informações completas que contenham todos os dados necessários para que o leitor entenda e compreenda, a noticia é dividida em três grandes partes,o título,a introdução e o desenvolvimento,pois o título tem que ser um tema que atraia o leitor,a introdução deve ser o principal da informação sem chegar a ser um resumo,e o desenvolvimento contém os detalhes da notícia que não irão aparecer na introdução.A noticia sempre será redigida na terceira pessoa.
Esse gênero trabalha com as informações e apresenta a função referencial ou informativa da linguagem, um gênero jornalístico mais rigoroso e objetivo.
    O gênero poético é um texto literário escrito em verso, com linhas curtas e agrupados em estrofes que dão relevância aos espaços em branco.
    A poesia pede que o leitor faça uma leitura em voz alta para poder captar o ritmo dos versos de cada estrofe que faz com o leitor possa saber a significação que o poeta quis passar ou seja sentir o sentimento de emoção, sua versão da realidade ou até mesmo o mistério do surrealismo.
   Na poesia podemos sentir o ritmo como se fosse uma canção,o ritmo é um valor sonoro das palavras que junto com as pausas dão a musicalidade ao poema,o verso é rítmico constituído por uma série métrica de silabas fônicas.As silabas fônicas tem algumas diferenças das silabas ortográficas,essas diferenças constituem as licenças poéticas, a rima é uma característica não obrigatória dos versos,ela consiste na coincidência total ou parcial dos últimos fonemas do verso,existindo dos tipos de rima a consoante que é a coincidência total das vogais e a assoante que é a coincidência única das vogais,já as estrofes agrupam os versos de uma medida igual e de duas medidas diferentes combinadas regularmente.
   A matéria-prima do poeta é a palavra e assim como o escultor extraí a forma de um bloco, o escritor tem toda a liberdade para manipular as palavras,e expressar um sentimento com belas palavras que levam a tocar o coração do leitor.
   Por isso trabalhar os gêneros textuais em sala de aula faz com que o professor forme não só alunos leitores e sim cidadãos que compreendam o mundo onde estão inseridos.
OBJETIVO GERAL :
Trabalhar os gêneros textuais para formar leitores e também produtores de textos capazes de atribuir sentidos, oportunizando ao aluno o contato com diferentes tipos de textos de relevâncias para o seu dia a dia incluindo-os socialmente.

OBJETIVO ESPECÍFICO :
• Desenvolver autonomia no aluno através de textos específicos as suas necessidades;
• Disponibilizar ao aluno materiais argumentativo ;
• Desenvolver a criticidade e a reflexão sobre temas atuais ;
• Contribuir para o desenvolvimento da escrita e da oralidade;
• Oportunizar o conhecimento dos diferentes gêneros textuais ;
• Incluir no seu vocabulário uma linguagem formal ;
• Oportunizar o conhecimento da poesia ;
• Explorar a poesia do cotidiano

PLANO DE AULA

TEMA: A poesia no nosso cotidiano

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Oportunizar o conhecimento da poesia ;
Explorar a poesia do cotidiano
METODOLOGIA: Primeiramente convidaremos os alunos a ler a letra de uma canção e refletir sobre ela, após perguntaremos se conhecem a música. A música utilizada nessa aula tem como título “Lavagem cerebral”, composta e cantada por Gabriel Pensador, aproveitando o momento perguntaremos se conhecem o autor da música se disserem que sim perguntaremos o que sabem sobre ele , se disserem que não falaremos que ele é um compositor rapper que nas suas composições costuma fazer críticas sérias por meio da música como se fosse uma noticia de jornal, mas sempre com crítica que muitas vezes o jornal não faz.
Após iremos propor que leiam a música após então perguntaremos o que entenderam.
A seguir, perguntaremos se sabem o significado das três palavras que iniciam a letra da música (Discriminação, Preconceito e Racismo), pois embora tomadas freqüentemente como sinônimas tem significações diferentes.Questionando os alunos e incentivando-os a expor suas opiniões livremente e saber o que foi mais significativo para eles, para finalizar a atividade solicitaremos que façam uma noticia da música.

AVALIAÇÃO: Na avaliação será considerada a participação oral e escrita, na confecção de um painel crítico e de um diário reflexivo sobre o desenvolvimento da aula.