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Fundamentos e Metodologia da Matemática das Ciênciasda Natureza II ( Professora Raquel Usevicius Hahn )

O SISTEMA REPRODUTOR

O ser humano assim como todos os seres vivos tem a capacidade de se reproduzir.Pela reprodução novos indivíduos nascem dando continuidade da nossa espécie.
Para iniciar uma nova vida humana é necessário um homem e uma mulher,ou seja,duas pessoas de sexo oposto.
As células tem uma combinação de célula paterna,o espermatozóide e uma célula materna,o óvulo.
A reprodução do ser humano tem outras características como : o sentimento entre o homem e a mulher e a responsabilidade sobre os seus filhos.

OS ORGÃOS GENITAIS

Os órgãos genitais externos da mulher estão localizados ao redor de dois orifícios. Acima é o orifício da saída da urina e se chama uretra;mais embaixo é a entrada da vagina,um conduto elástico que conecta com os órgão genitais interno.
Na entrada a vagina é parcialmente recoberta por uma membrana muito fina ,o hímem, já na parte superior do orifício da uretra se situa o órgão chamado clitóris que é muito sensível ao tato e é também o órgão de excitação sexual da mulher.
Envolvendo os orifícios e o clitóris,se situam os grandes e pequenos lábios, formando um conjunto chamado vulva.
Os órgão genitais externos do homem é formado pelo pênis e pelo saco chamado também de escroto,que envolve os dois testículos,cuja estrutura é interna.O pênis é um órgão cilíndrico que possui cavidades no seu interior,os corpos cavernosos,que ao de encherem de sangue produzem a ereção durante a excitação sexual,possibilitando sua introdução na vagina da mulher.
O pênis do homem também é muito sensível,principalmente na sua extremidade,a glande,que corresponde ao clitóris da mulher e é coberta por uma pele denominada prepúcio.

OS ORGÃOS GENITAIS INTERNOS

Os órgão genitais internos da mulher é constituído pelo útero que se conecta com a vagina.O útero é um órgão muscular do tamanho de uma pêra , atravessado internamente por um canal em forma de T.A,extremidade mais estreita onde se conecta com a vagina, se chama colo, a outra extremidade é mais larga e é chamada fundo do útero,se prolonga para dois lados formando as tubas uterinas.As extremidades das tubas ficam próximas aos ovários,glândulas que produzem os óvulos que são as células sexuais femininas.
Os órgão genitais internos masculinos,é constituído pelos testículos que são glândulas que produzem os espermatozóides,células sexuais masculinas.Em cada testículos possui um conduto bastante emaranhado,o epidídimo,onde os espermatozóides ficam armazenados e amadurecem.
A ejaculação ocorre,os espermatozóides são conduzidos por outro conduto,o canal deferente,até a entrada da uretra,misturam-se com varias substancias que protegem e alimentam os espermatozóide. Essa mistura é conhecida como semêm ou esperma,liquido esbranquiçado, espesso e pegajoso,que é conduzido ao exterior através da uretra.


A FECUNDAÇÃO

A fecundação é a reprodução sexual consiste na união de duas células sexuais,o óvulo da mulher e do homem o espermatozóide.A células se unem para formar outra célula,chamada célula-ovo ou zigoto.

COMO COMEÇA A REPRODUÇÃO
Nas mulheres, os ovários liberam um único óvulo a cada28 dias aproximadamente,nos homens,os testículos liberam milhões de espermatozóides a cada ejaculação.Para um homem e a mulher terem um filho,deve ser necessário que os espermatozóides do homem cheguem ao interior do útero e da tuba uterina da mulher,encontrando-se com o óvulo.De todos os espermatozóides,apenas um se unirá ao óvulo,formando o zigoto,que irá se fixar nas paredes do útero para continuar o seu crescimento e desenvolvimento.Nem sempre há óvulos nas tubas uterinas,pois a cada 28 dias aproximadamente um ovário se alterna com o outro,amadurecendo apenas um óvulo.

A GRAVIDEZ E O PARTO

Com a fecundação,forma-se uma grande célula que se chama zigoto,no interior, se encontram informações da mulher trazidas pelo óvulo e do homem trazidas pelo espermatozóide.O zigoto tem as introduções para o seu desenvolvimento e acaba formando um menino ou uma menina com semelhanças com o pai e a mãe, como a altura,a cor dos olhos e dos cabelos.Para que as células desenvolvam precisam de nutrientes e oxigênio.Como o zigoto os obtêm? A cada mês,aproximadamente, o útero vai se preparando para esse acontecimento.Suas paredes se formam grandes concentrações de sangue onde o óvulo fecundado se fixa e recebe,do sangue da mãe,todos os nutrientes e oxigênio de que precisa.
No terceiro mês de gravidez, o embrião já possui um aspecto semelhante ao de um ser humano e é chamado de feto,ao continuar se desenvolvendo e se tornando mais complexos.
O embrião fica unido ao útero da mãe pelo cordão umbilical,por onde os alimentos e o oxigênio da mãe passam para o filho por meio de uma área que se forma no útero: a placenta,esse período se chama de gravidez.
Após nove meses da fecundação a mãe começa a sentir contrações no útero que indicam que o bebê já está pronto para nascer.O bebê pode nascer de parto natural,a criança sai do útero para o exterior da vagina ,em outros casos o parto pode ser de cesariana que é uma intervenção cirúrgica,pois a vagina não esta suficientemente dilatada ou por outras razões.
Durante os primeiros meses de vida,o bebê se alimenta do leito que mama dos seios de sua mãe.A única marca que ficamos unidos na nossa mãe durante os primeiros meses da nossa vida é o umbigo,o sinal do corte do nosso cordão umbilical.



PORQUE PODEM NASCER DOIS BEBÊS

Os gêmeos podem ser idênticos ou muito diferentes,podem ser,inclusive,de sexos opostos.São diferentes quando o ovário,em vez de liberar um único óvulo,libera dois ao mesmo tempo,que são fecundados por dois espermatozóides diferentes,essas crianças terão a mesma idade,mas não serão idênticos.São idênticos quando apenas um óvulo da mãe é fecundado por um só espermatozóide do pai e o zigoto formado se divide completamente em duas células,antes de iniciar seu desenvolvimento embrionário,essas duas crianças serão do mesmo sexo e idênticas, pois se desenvolveram a partir da mesma informação passada dos seus pais para o zigoto.

O CICLO MENSTRUAL

Quando nasce uma menina já tem seus ovários uma grande quantidade de óvulos.Em geral dos 9 aos 15 anos um dos ovários amadurece e libera o seu primeiro óvulo,que passa para as tubas uterinas.Enquanto isso,as paredes do útero se enchem de sangue e aumentam o seu volume,como uma esponja,podendo abrigar o óvulo fecundado.Quando o óvulo não é fecundado todo esse sangue é expulso,resultando em um período de perda de sangue pela vagina que dura cerca de cinco dias,chamado Menstruação.O ciclo menstrual se repete a cada 28 dias aproximadamente,ou seja, quase um mês.
A mulher para de ovular quando os ovários deixam de amadurecer os óvulos,isso ocorre cerca dos 50 anos,deixando de ser fértil,tornando-se incapaz de reproduzir.
Quando ocorre o ato sexual e o óvulo é fecundado,a menstruação desaparece até poucos meses depois do nascimento.

O CICLO DE VIDA

O ciclo de vida é composto pela nossa infância, a adolescência, adulta e a velhice.

A INFANCIA: Período que vai do nascimento até 10 anos,aproximadamente.
A ADOLECÊNCIA: Período entre a infância e a vida adulta,etapa marcada pela chegada da puberdade,onde começa a capacidade de reprodução,ou seja, a fase que amadurecemos sexualmente.
IDADE ADULTA: Começa por volta dos 18 anos,onde o corpo esta totalmente desenvolvido,ate os 35 anos, aproximadamente, temos a melhor atuação dos músculos e desempenho da nossa agilidade.
A VELHICE:Onde o corpo se torna mais fraco,as articulações vão ficando mais rígidas,os ossos ficam mais fracos e os músculos perdem força,nos tornamos mais baixos e a nossa pela fica com muitas rugas.


PROTEÇÃO E DEFESA DO CORPO HUMANO

O corpo humano realiza com eficiência as suas três funções vitais (alimentação,relação com o ambiente e reprodução). E, contudo o corpo possui um sistema de proteção contra as agressões que possa sofrer do meio externo,cuja a função é evitar a entrada de agentes externos no seu interior destruí-los e eliminá-los caso consigam entrar. Essa função de proteção e defesa é realizada pela pele e pelo sistema imunitário.
A pele é como uma capa que cobre o corpo, separando e protegendo os órgãos internos do exterior.
O sistema imunitário, possui uma espécie de “memória” que facilita o reconhecimento de invasores, quando entram pela 2 vez no organismo, portanto a partir dessa memória estabelece meios de defesa eficazes para derrotar o “inimigo”, alem desse sistema eliminar os agentes invasores.
O nosso esqueleto se localiza no interior do corpo, e a camada que reveste é a pele, que não é tão dura como a de alguns animais invertebrados, que possuem um material que se chama quitina e um esqueleto externo.
No entanto no corpo humano, a pele nos protege da água e do desgaste, graças a proteína queratina que protege a pele.
A pele é formada por dois conjuntos de camadas: uma supeficial, a epiderme, e outra mais profunda, a derme.
A ultima camada da epiderme é formada por células mortas e queratina, substância que protege a pele contra atritos,golpes,cortes.Mesmo que sofra alguma lesão, a pele possui a capacidade de se regenerar, fazendo com que a ferida cicatrize.
As camadas mais profundas da epiderme renovam a camada superficial.Isso ocorre porque as células da camada inferior se dividem sem parar em direção a superfície do corpo. Esse processo é contínuo ,quando as células velhas morrem,são imediatamente substituídas pelas células das camadas mais profundas que afloram.
A epiderme é impermeável a água, porem algumas substâncias tóxicas conseguem atravessá-la por isso necessitamos de luvas quando manipulamos certas substâncias.
Na derme é formada por camadas de células vivas que dão a pele a sua elasticidade e extensibilidade.
A pele também permite que nos relacionemos com o mundo exterior, pelos diversos tipos de terminações nervosas, capazes de transmitir diferentes sensações para o sistema nervoso com: tato,calor,frio,vibração,pressão e dor. Essa propriedade é muito importante para podermos reagir, como afastar a nossa mão do fogo.
A pele também controla nossa temperatura corporal por meio do suor e da dilatação dos vasos sangüíneos.

OS PÊLOS: Toda a extensão do corpo é coberta de pelos, exceto lábios, palmas das mãos e plantas dos pés.
A cor do pêlo depende da quantidade de melanina, cada pelo cresce de uma raiz chamado folículo. O tipo de cabelo depende da formado folículo, quando é circular o pêlo é liso e quando é oval, o pêlo é ondulado.
Os pelos exceto na raiz, são formadas por queratina e células mortas, por isso não sentimos dor ,quando cortamos o cabelo.

AS UNHAS: Assim como os pêlos ,são constituídas de células mortas e queratina. A sua função é dar suporte rígido ás pontas dos dedos para podermos pegar objetos.
As unhas crescem desde uma zona da pele grossa, denominada raiz, que tem a forma de meia-lua e possui uma coloração branca ou rosada.

O SISTEMA IMUNITÁRIO

O corpo humano possui uma série de barreiras de defesa que impedem a entrada desses agentes no seu interior.A primeira é formada pela pele e todas as amadas que revestem internamente os nossos sistemas digestório,respiratórios,excretor e reprodutor. Caso os agentes externos consigam ultrapassar essa primeira barreira de defesa,há uma segunda,no interior do nosso corpo,que atua combatendo esses agentes,destruindo-os e eliminado-os. Essas defesas sempre entram em ação,independente do agente invasor:vírus,bactérias ou substâncias químicas,chamadas toxinas.O nosso organismo possui células capazes de reconhecer os agentes estranhos que provocam uma invasão anterior.

A PRIMEIRA BARREIRA DE DEFESA: A PELE E AS MUCOSAS

A pele e as mocosas que revestem o nosso corpo constituem a primeira barreira de defesa do organismo. Por isso , quando sofremos cortes ou lesões, devemos ter muito cuidado,por que se torne mais fácil para os agentes externos entrarem e nos causarem doenças. Essa barreiras física é também constituída de várias formas de defesa química.

Por meio do suor e do sobo, a pele cria uma camada ácida sobre a epiderme.
O sistema digestório produz a saliva e os sucos gástricos,lançados nas mucosas.
As glândulas lacrimais produzem as lágrimas,lançadas para o exterior.
O sistema respiratório secreta muco,que também é encaminhado para o exterior ou para o sistema digestório.

Nós podemos também podemos colaborar com essa barreira de defesa, tendo hábitos de higiene corporal.Devemos escovar os dentes depois das refeições, lavar as mãos depois de irmos ao banheiro e antes das refeições,tomar banho e levar muito bem o cabelo,a pele e os órgãos genitais,não fumar nem usar drogas.Todos esses cuidados evitam o contato com microorganismo ou toxina que são prejudiciais ao nosso corpo.
Existem determinados microorganismo que vivem normalmente no interior do nosso corpo, mas que são benéficos,pois nos ajudam a repelir os agentes externos nocivos.Esse tipo de microorganismo se encontra nos nossos sistemas excretor,reprodutor e digestório.

A SEGUNDA BARREIRA DE DEFESA: A INFLAMAÇÃO

“ A INFLAMAÇÃO É UMA ALTERAÇÃO DE UMA PARTE DO ORGANISMO E SE CARACTERIZA POR VERMELHIDÃO,INCHAÇO,DOR E ELEVAÇÃO DA TEMPERATURA NO LOCAL”

A amidalite ocorre quando os agentes externos ( nesse caso, a infecção é causada por bactérias) se instalam em pequenas estruturas chamadas amídalas, ou tonsilas platinas, situadas antes da faringe, que protegem a entrada do sistema digestório.As tonsilas e outros gânglios linfáticos localizados no pescoço, nas axilas e nas virilhas são órgãos do sistema linfático. Esse sistema é formado por uma rede de vasos que recolhe o liquido que sai do sangue nos capilares e fica entre os tecidos do corpo- a linfa.A linfa á reconduzida ao sangue através dos vasos linfáticos.
Nesse caminho de volta ao sangue, a linfa passa pelos gânglios contêm aglomerados de glóbulos brancos,células do sangue que identificam e destroem corpos estranhos que acaso tenham entrado no nosso organismo e se encontram na linfa.
Quando há o reconhecimento de corpos estranhos,os glóbulos brancos se multiplicam e os atacam.Esse processo torna os gânglios linfáticos inchados, o que sentimos como protuberância duras sob a pele.Outros locais do nosso organismo, como a pele e as mucosas,também podem sofrer inflamação,com inchaço,vermelhidão e aquecimento do local.


PROTEÇÃO E DEFESA ESPECÍFICA:
O SISTEMA IMUNITÁRIO


Desde antes do nascimento, o nosso organismo vai desenvolvendo seu sistema próprio de defesa,um terceira estratégia para se defender especificamente de cada agente nocivo que nos invade.O sistema imunitário possui ainda “memória”, isto é , tem a capacidade de reconhecer esse agente estranho, caso tende uma nova invasão.Nesse caso, o sistema imunitário possui atacá-lo de forma mais eficiente.Assim, em uma nova infecção pelo mesmo agente, o nosso organismo já tem anticorpos e células especificas que irão se dirigir através do sangue para a zona invadida e destruir o invasor.


INFECÇÕES VIRÓTICAS E INFECÇÕES BACTERIANAS


Há dois grandes tipos de infecções: as que são produzidas por vírus e as que são resultantes da invasão de bactérias.
Ainda não descoberto nenhum medicamento capaz de acabar com vírus. No caso de ser atacado por um vírus, o organismo deve vencer a agressão sozinho. Por exemplo, a gripe é uma doença causada por vírus. Por isso, quando estamos gripados, temos de esperar que o nosso sistema imunitário ataque o vírus e o elimine . No caso das bactérias, a medicina foi capaz de criar uma defesa artificial, antibióticos, que complementa a ação natural do sistema imunitário.
No entanto, os antibióticos podem agravar as infecções se não forem receitados com muito cuidado,sendo indispensáveis apenas em alguns tipos de infecção e ainda dependendo das condições da pessoa infectada.


PLANO DE AULA


TEMA

Conhecendo nosso corpo

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Proporcionar as crianças um momento de socialização,mostrando aos alunos o sistema reprodutor e as diferenças entre o menino e a menina.

METODOLOGIA

No primeiro momento conversaremos sobre as diferenças entre o homem e a mulher,deixaremos que os alunos façam essa reflexão das diferenças.Após pediremos que façam um grupo de menina e um grupo de menino,dividiremos a sala.
Daremos para eles desenhos do sistema reprodutor do corpo do homem e da mulher e eles pintaram de acordo com a figura que deixaremos exposta,após iremos propor aos alunos que façam um corpo de papelão e montar com as figuras pintadas.Ao terminarem vamos fazer uma socialização para que os alunos possam mostrar um para o outro o corpo da mulher e do homem e identificar suas diferenças.Para finalizar levaremos um desenho de uma mulher grávida e como o feto esta dentro dele e como foi a fecundação.

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita através do aprendizado da aula proposta,sendo feito um diário sobre cada um e como foi seu desenvolvimento na aula.