This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

Prática Pedagógica V.Gestão Docência:Anos Iniciais Ens. Fund. ( Professora Nara Raquel Nehme Borges )

      A Escola Possível
é Possível


            O texto A Escola possível e possível de Ana Cláudia Sousa Zatt relata a trajetória pedagógica da escola de ensino fundamental professor Gilberto Jorge Gonçalves da silva da rede municipal de ensino de porto alegre.Ao longo do período de dez anos em que a autora do texto trabalhou nesta escola foi desenvolvido o projeto político pedagógico voltado à participação coletiva , tendo como base do projeto dois aspectos: na crença e no desejo da aprovação de todos os alunos e na eliminação da evasão.
           A escola Gilberto Jorge é reconhecida como uma escola inclusiva e para todos, para isso foi preciso que os professores aprendesse e adotassem outros princípios como: “ diferença não é uma deficiência” e que deve-se pesquisar e procurar respostas para desvendar esse rotulo de deficiência intelectual que é dado muitas vezes aos alunos.
         A escola é um local de aprendizado, de construção coletiva de saberes e troca de experiências, sendo assim o fator mais significativo para a socialização entre os alunos e um exercício de autonomia e solidariedade, acarretando em discussões sobre o ensino-aprendizagem no ambiente escolar.
        No texto relata uma importante proposta onde a escola no período de férias de 1994 fez um planejamento no sentido de escapar dos muros e ousar um contato mais direto com a comunidade, projetos como oficinas tempo, espaço e imaginário social e a biblioteca vai para a rua, foram um dos mais importantes que aconteceram e levaram os professores para atuar nas ruas e vielas da comunidade descobrindo entre outras coisas pessoas que se interessavam muito pela literatura mas não tinham oportunidades de ler.
       A gestão escolar buscava sempre um pensamento crítico sobre as vidas dos alunos para com isso repensarem sobre a escola. Onde durante o ano de 1994 e 1995 os professores se envolveram em um processo de formação de educadores caracterizados por trabalhos de campo com visitas, entrevistas e observações na comunidade, análise de dados e referenciais teóricos, assim aprofundando seus conhecimentos, buscando novidades e aprendendo novas formas de lidar com os alunos no dia a dia.


OBSERVAÇÃO REALIZADA NA GESTÃO DA ESCOLA DOM JOÃO BACKER



PERGUNTAS:

1) Escola possui um PPP ? Como ele foi construído? Quem Ajudou a construí-lo?
Sim,a escola possui um PPP ele está pronto,uma maneira de dizer pois ainda esta faltando completar alguns assuntos,ele foi constituído pela direção com a ajuda de alguns professores e funcionários em algumas reuniões.

2) A escola tem espaço cultural?
Escola possui somente um salão de festas e um palco para apresentações no saguão.

3) Como que é feito o controle de matriculas ?
Pela secretaria da escola, assim a direção fica informada facilitando o controle de matriculas.

4) Quantos funcionários há na escola?
São 9 funcionários e 45 professores.

5) A escola tem planejamento ? Como é feito?
Sim, a escola tem um planejamento que é feito pela coordenação pedagógica da escola junto com a direção.

6) Possui sala de recursos ou algum apoio para os alunos com Necessidades Educativas Especiais?
A escola possui um projeto para implantação de uma sala de recursos para os alunos com deficiência visual.

7) A escola possui acessibilidade para alunos com Necessidades Educativas Especiais ?
A escola não possui acessibilidade.

8) É realizada reuniões pedagógicas ou formação de professores ? De quanto em quanto tempo ?
Sim, reuniões de 15 em 15 dias e a formação deverá acontecer no mês de julho.

9) Há professores especializados para dar aula para alunos com Necessidades Educativas Especiais ?
Não, ainda não possuímos professores que tenham uma especialização para crianças com deficiência.

10) Qual o procedimento feito com a evasão de alunos ? Com que freqüência de faltas vocês começam a procurar saber se o aluno retornará?
O processo feito a respeito da evasão é contato telefônico para saber o motivo do aluno não estar comparecendo e procurar saber se ele retornará.O contato é feito se o aluno tem mais de 10 faltas e não trouxe nenhum atestado ou entrou em contato com a escola para explicar o que esta acontecendo.

CRÍTICA REFLEXIVA

Ao concluirmos a entrevista com a diretora Nara conversamos e cheguemos à conclusão que as mulheres continuam sendo maioria na direção das escolas.
A escola tem 60 anos e surgiu em uma parte do Colégio Estadual Padre Theodoro Amistade, provisoriamente ate que o prédio fosse construído.
O prédio da escola é grande com 3 andares e o subsolo usado,com salas de aula , laboratório de informática e ciências , com câmeras de segurança nos corredores e as salas de aula com ventiladores de teto e bem arejadas com quadro branco de escrever com caneta,a escola possui uma quadra de esportes , que abrange vôlei, basquete e futebol. Possui Curso técnico em química e informática com laboratórios de química,biologia e informática,uma biblioteca,salão de eventos e uma sala de audiovisual,possuem uma pedagoga Maria Limada Silva e a Diretora Ana Maria Corte Melo que não se encontrava no dia pois estava em uma reunião.
A escola não possui uma formação continuada normalmente, na entrevista foi relatado que no mês de julho irá começar a ter,pois essas formações são oferecidas pela a própria SMED com cursos e palestras e até mesmo pela escola quando quer que seus professores não parem de estudar e possam refletir e serem motivados com a troca de experiências de outras pessoas .

O de que se precisa é possibilitar, que, voltando-se sobre si mesma,
através da reflexão sobre a prática, a curiosidade ingênua,
percebendo-se como tal, se vá tornando crítica.
(FREIRE, 2001 p. 43).
Quando se fala de reuniões de professores ela fala que existe de 15 em 15 dias mas somente para debater os assuntos relacionados aos alunos e ao espaço da escola não tendo um momento de auto reflexão dos professores sobre si,assim fazendo muita falta na escola a formação de professores.
A escola possui um projeto para implantação de uma sala de recursos para os alunos com deficiência visual mas não tem professores especializados para esses alunos com deficiência.
Quanto ao PPP digamos que está pronto, pois ainda esta faltando completar alguns assuntos,o bom de saber que ele foi constituído pela direção com a ajuda de alguns professores e funcionários em algumas reuniões que a escola promoveu, mas não teve a participação da comunidade e isso no nosso ponto de vista se torna ruim.
Ainda há muita coisa a ser feita para melhorar a escola, mas aos poucos este trabalho esta sendo desenvolvido,mas com a equipe que a escola possui podemos observar que tem muita força de vontade e busca o melhor para a escola assim como da muita atenção aos seus alunos mostrando carinho , responsabilidade e respeito.
Podemos dizer que a conversa foi ótima,a diretora muito atenciosa onde podemos aprender e tirar duvidas com muita liberdade.